Coordenador : José Nilton de Sousa
Ano: 2023
Edital: Edital PIBEX - Pré-Universitário Social 2023
Protocolo: 389890.2202.29275.24022023
Unidade/Órgão Adm.: -
Departamento/Setor: COPE
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Previsão de atendimento: I - Grupo de Acesso Projeto Pré-Universitário - Niterói/RJ: 190 alunos de origem popular e/ou estudantes de escolas públicas, preferencialmente afrodescendentes, distribuídos em três turmas, sendo uma em modalidade à distância e duas em modalidades presenciais. II - Ação de Permanência: 10 estudantes de graduação da Universidade Federal Fluminense de origem popular. Obs: O quantitativo ideal ao projeto seriam 14 alunos de origem popular. Clientela Total Beneficiada: 200 alunos. Nº Estimado de Público: 204
Local de atuação: Modalidade a distancia utiliza-se a plataforma meet; Modalidade presencial: Campus Mequinho Rua Jansen de Melo, 174 - Niterói/RJ Telefone: 21 97907-7331 Contamos com a seguinte infra-estrutura:02 salas de aula com capacidade para 80 e 40 alunos, 01 sala destinada a secretaria, 01 sala de professores, 01 sala para serviço social e 01 biblioteca. Contamos com 04 banheiros, área livre e arborizada de 500 metros quadrados, segurança da UFF 24 horas e espaço para a realização de monitorias. - Ação de Permanência: Campus Mequinho/UFF Rua Jansen de Mello, 174 - Niterói/RJ Tel. (21) 97907-7331.
Objetivo
Objetivo Geral: 1. Contribuir para o fortalecimento da imagem institucional da UFF, no que se refere aos compromissos sociais assumidos, através de realização de diagnóstico, proposição, atividades proativas e avaliação de políticas de ações afirmativas de acesso e permanência de estudantes de origem popular, nas universidades e, desta forma oportunizar melhores condições para a sua formação educacional e atuação cidadã no conjunto de políticas públicas orientadas para a superação das desigualdades socioespaciais presentes em nossa cidade. 2. Apoiar jovens provenientes das camadas sociais de menor poder aquisitivo e/ou oriundos de escolas públicas, preferencialmente afrodescendentes, para que tenham a oportunidade de ampliar seus conhecimentos, participando dos concursos promovidos pelo MEC/ENEM e vestibular da UERJ numa situação menos desigual, oferecendo, também, vivências para o enriquecimento pessoal, social e cultural; 3. Proporcionar aos estudantes de graduação vivência junto às camadas populares como forma de influir na formação desses futuros profissionais, disponibilizando espaço para prática pedagógica de suas futuras profissões e uma vivência fundamentada na construção coletiva e nos valores éticos fundamentais. Objetivos Específicos: • Proporcionar aos alunos vivências universitárias através da visita e interação com diversos setores da UFF, a utilização das suas bibliotecas, com o intuito de estimular/criar o hábito de estudo em livros e consultas a boas obras de referências, a participação em debates, cursos, palestras, atividades culturais e artísticas; • Dar ênfase a conceitos relevantes e integradores, nas diferentes disciplinas do currículo, evitando o excesso de conteúdo fragmentado, tão comum no ensino médio; • Oferecer reforço aos alunos que apresentem dificuldades de aprendizagem para que possam acompanhar satisfatoriamente o curso oferecido; • Proporcionar reflexão sobre a escolha profissional, através de debates e entrevistas com diversos profissionais que exercem suas profissões com prazer e dedicação e acesso a informação sobre as diferentes opções profissionais; • Oferecer apoio de natureza social e psicológica; • Estimular a reflexão e participação mais ampla no que tange às questões sociais e de cidadania; • Proporcionar ensino contextualizado, através de práticas reflexivas que estimulem a construção de um saber novo; • Proporcionar aos alunos-mestres um conjunto de atividades teórico-práticas, investigativas e reflexivas que contribuam para a elevação da escolaridade de pré-vestibulandos e, também a sua formação e/ou atuação docente; • Discutir e desenvolver práticas pedagógicas eficazes que permitam a realização de um trabalho didático qualitativo com estudantes do pré-universitário; • Criar uma rede sócio-educativa envolvendo a universidade pública, docentes e estudantes, para fortalecer e ampliar as possibilidades de formação educacional dos jovens de origem popular no âmbito da universidade e constituí-los como atores na transformação democrática da universidade; • Desenvolver ações pró-ativas voltadas ao diagnóstico, proposição e avaliação de políticas afirmativas de acesso e permanência de estudantes de origem popular nas universidades federais; • Produção e análise de informações longitudinais, em particular nos campos socioeconômico, educacional e cultural, sobre os jovens de origem popular, em particular dos estudantes de cursos de graduação que subsidiem a sua valorização e permanência qualificada na Universidade Federal Fluminense; • Estimular a inserção de estudantes de origem popular, em atividades de ensino, pesquisa e extensão, de forma que estes possam atuar em suas comunidades de origem.
Resumo
Considerando os conflitos sociais pelos quais passa a sociedade, a necessidade de se construir um sistema educacional que inclua boa parte dos jovens brasileiros e a necessidade de se elevar o patamar educacional da população, o Programa Oficina do Saber propõe a construção de um espaço educativo na UFF, com ênfase na construção coletiva e na cidadania, no sentido de ampliar a qualificação de jovens de camadas populares, através do acesso e permanência dos mesmos nas universidades públicas e, ao mesmo tempo, intervir na formação de universitários, proporcionando-lhes vivências junto às classes populares como forma de contribuir e enriquecer em sua formação acadêmica. Serão selecionados 190 alunos para os Projetos de Acesso, 10 universitários para o Projeto de Permanência. O Projeto Pré-Universitário Oficina do Saber é integrante do Programa Oficina do Saber existente há 23 anos que tem sido bem aceito tanto pelo corpo de universitários quanto pela comunidade e constata-se como indicadores mais expressivos seu reconhecimento por parte da comunidade acadêmica interna e externa e de órgãos governamentais como UNESCO/MEC, sua crescente taxa anual de aprovação nos exames para ingresso nas universidades públicas; sua aprovação e apresentação em Congressos e Seminários; o reconhecimento como fonte para trabalhos acadêmicos e campos de estágios para as licenciaturas.